As máscaras no contexto ritual magico

Moderators: The Madame X, lady_sequanna

As máscaras no contexto ritual magico

Postby The Madame X » Thu Jun 18, 2009 2:24 pm

As máscaras no contexto ritual magico
Por Madame X (c)2009

Desde a antiguidade é comum o uso de máscaras dentro do ritual especialmente por xamãs que utilizavam máscaras primitivas de madeira e palha para chamar ou personalizar certas energias magicas. Peles, couro e hastes de animais, ate mesmo o sangue dos mesmos, eram utilizados como máscaras em ritual. Isto pode ser observado em qualquer parte do mundo primitivo, tanto no Norte Europeu, Na Ásia Central assim como na África e nas Américas.

O propósito da máscara dentro do ritual é profundo e multifacetado. A máscara não só aumenta o psicodrama, mas oferece um anonimato, uma outra personificação, uma união intima entre o mago e o animal, os arquétipos primórdios, e as forças cósmicas. A máscara oferece uma identificação mais pessoal com os deuses e antigos dum passado não tão facilmente esquecido, representando aspectos relacionados com a direcção do próprio ritual. A máscara em si pode ser algo magico, transformativo, tanto ocultador como revelador. A máscara , tanto pronta como feita pelo próprio mago, pode ser consagrada como ferramenta magica com energia e inscrições que conduzem uma metamorfose interna, espiritual ou comunicativa. A máscara é uma ferramenta magica que liga o plano físico ao astral possibilitando ao mago caminhar entre duas realidades opostas. Devido a varias possíveis limitações do campo físico, a máscara leva o mago a uma hiper-sensibilidade exterior e a uma consciência diferente do seu próprio eu. Dependente to trabalho magico requerido, através da máscara o mago pode procurar um processo de anulação do próprio ego, uma despersonalização; ou o inverso uma exaltação do ego onde há um maior foco na força de vontade pessoal.

As máscaras expressivas devem ser usadas dentro de rituais específicos apropriados, pois independentemente de qualquer consagração magica, já trazem consigo ligações, emoções e inspirações, as quais ajudam a fomentar energias nesses campos. Para entrar no vazio metafísico, o mago põe escolher uma máscara neutra ou abstracta, sem expressão, sem cor, ou sem associação social obvia. O vazio, ou seja o momento interior neutro, é tão importante no ritual como a concentração e intenção. Estes factores são muito importantes na utilização efectiva duma máscara em qualquer ritual ou meditação. O mago deve-se familiarizar com as energias características da máscara e entender como dirigi-las. Uma meditação simples e descontraída de olhos fechados com a máscara dentro dum circulo de sal, terra ou giz, procurando chegar a este vazio interior é um processo fundamental no conhecimento desta poderosa ferramenta magica. Na utilização da máscara expressiva deve-se adicionar um espelho para amplificar este conhecimento. Claro que se o mago fabricou a máscara, vem a ter um maior entendimento e ligação com esta.

Tendo em conta que a máscara não é um elemento essencial no ritual vampírico, sabemos que muitos as utilizam em suas praticas magicas. A energia de um ritual com máscaras em grupo é bem diferente de um ritual idêntico sem o uso destas. As máscaras e trajes adicionam um elemento teatral de espectáculo. Aqui, as máscaras podem ser escolhas individuais, podem também ser iguais, similares ou diferenciadas por nível de experiencia (Noviço, Iniciado, Calmae, Ancião), ou por caminho (Kitra, Mradu e Ramkht). A máscara pode ser meia máscara ou parcial, facial completo, ou corporal; máscaras corporais podem incluir capas, robes e mantos. Dependente do ênfase requerido, pode-se ressaltar a máscara usando vestuário simples e similar entre o grupo. Em ritual publico ou com audiência, a utilização de máscaras pode gerar grande quantidades de energia não só entre participantes mas proveniente dos celebrantes; pois todas as máscaras são sobrenaturais, elas atraem, perturbam e subvertem despertando o medo e a delicia, o diabólico e o sagrado.


Alguns de vocês utilizam máscaras em ritual?
Gostaria de ler sobre as vossas experiencias com o uso de máscaras tento em trabalho solitário meditativo como em grupo.
Têm questões sobre o uso de máscaras no contexto de ritual?
Que tipo de máscara preferem?
Fabricam as suas próprias máscaras? Com que materiais?
Ex Somnius Scientia
Madame X
Matriarch, House of the Dreaming

https://www.facebook.com/madamex.dreaming
User avatar
The Madame X
Member / Matriarch
 
Posts: 7268
Joined: Tue Feb 17, 2004 10:48 am
Location: Portugal / NJ US

Postby VITRIOL (Otto) » Thu Jun 18, 2009 9:28 pm

Saudações Madame X!

Fiz parte de um grupo que utilizava mascaras em rituais coletivos, assim como capas.
De fato, é inegável a energia advinda disto, pois há um certo romantismo, uma certa nobreza, e algo que, se por um lado nos revela...por outro, enfatiza que nos ocultamos.

A sensação de ver um grupo de mascarados, é muito elegante e realmente inspiradora.

Usei máscaras compradas mesmo, e não as fazia, especialmente adorando as do tipo Veneziano bem clássico. Não tinha uma veneziana, nem semelhante em qualidade, mas do estilo. Sei de um local em São Paulo que as produz, estas sim de alta qualidade.

A máscara deve ser muito confortável, do contrário se torna um empecilho, acredito.

Solitariamente nunca as usei. Em rituais, em que se constrói todo laboratório de magia no Astral em redor, costumo mudar de feições. Mas isto não é a mascara que citas, embora penso guardar semelhanças. As mascaras representam, talvez, em plano material, aquela inerente capacidade de infinitas metamorfoses que corpo o Astral nos faculta. Pelas máscaras somos mais livres, e por paradoxal que pareça, talvez mais autênticos em nosso Eu.

Abraços fraternais
Frater VITRIOL (Otto)
OM KRING KALIKAYE NAMAH AUM
User avatar
VITRIOL (Otto)
 
Posts: 416
Joined: Fri Jan 09, 2009 8:11 pm
Location: Brazil

Re: As máscaras no contexto ritual magico

Postby The Madame X » Sat Dec 15, 2012 8:11 am

bump
Ex Somnius Scientia
Madame X
Matriarch, House of the Dreaming

https://www.facebook.com/madamex.dreaming
User avatar
The Madame X
Member / Matriarch
 
Posts: 7268
Joined: Tue Feb 17, 2004 10:48 am
Location: Portugal / NJ US


Return to Artigos

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 6 guests

cron