Aos Indagadores do Vampirismo

Moderators: The Madame X, lady_sequanna

Aos Indagadores do Vampirismo

Postby The Madame X » Thu Mar 03, 2011 7:25 pm

Aos Indagadores do Vampirismo
Por Madame X (c)2005 revisão 2011

A formação dos indagadores do vampirismo é um aspecto muito importante para mim, como Ancião e Matriarca da Casa dos Sonhadores pois são eles que virão a constituir o futuro e o rumo da nossa comunidade. Dai a grande importância que a Casa dos Sonhadores coloca no mentorado e na aprendizagem dos nossos iniciados.

Menores de idade
Em primeiro plano, estão os menores de idade. Apesar das perspectivas entre os membros da nossa Família serem diferentes relativamente à discriminação com base na idade, e apenas só devido a possíveis ramificações legais, a Casa dos Sonhadores proíbe terminantemente o mentorado de menores na comunidade vampírica/teriana/mágica e rejeita qualquer outro tipo de interacção aprofundada com menores; no entanto, a última coisa que desejamos é que quaisquer jovens se aproximem de nós e acabem por se afastar de mãos vazias.
A nossa Família honra o consentimento parental como o factor de decisão final sobre a formação recebida pelos jovens e, nesse sentido, respeitamos os direitos dos pais e dos guardiões legais para educar as suas crianças do modo que considerem mais apropriado, dentro do cumprimento das restrições legais.
É natural que jovens procurem um maior envolvimento com a comunidade, bem como um conhecimento mais profundo da natureza, condição e prática e, eventualmente, uma experiência positiva de mentorado. Temos também a noção que jovens poderão estar a passar por um período difícil de descobertas, transformações e adaptação mas pedimos que voltem depois do 18º aniversário. Esta regra não é exclusiva á Casa dos Sonhadores, sendo compartilhada quase exclusivamente por todas as casas iniciáticas internacionalmente.
Tanto eu como a nossa Família, recomendamos que os menores continuem a estudar arduamente para construir e expandir uma base forte de conhecimento e cepticismo, fundamentais na preparação para a entrada na comunidade.

Recursos no Internet
Há alguns, não muitos, mas alguns recursos no Internet em Português para indagadores do vampirismo e estes sites poderão ajudar com o auto-conhecimento assim como com a socialização.
Existem alguns grupos on-line que não só fornecem material informativo mas que oferecem fóruns de discussão e áreas de conversa privada em tempo real, como esta, onde poderemos discutir questões pertinentes, fazer comparações e pesquisar entre amigos.
Aconselho claro, ler a informação apresentada no site da Dreaming: www.houseofthedreaming.net e a participar no fórum da mesma: www.houseofthedreaming.net/messageboard/
Mas de resto, na verdade não posso recomendar qualquer outro site em particular, pois não tenho nenhum controle sob essa informação e alem disto há uma abundância não só de erros como de predadores no internet (e claro também na vida real em pessoa) que podem não ser nem detectados nem excluídos dos sites demais.
No fórum da Dreaming, na área da conversa geral, temos um tema que nomeia vários outros sites em Português; podem dar uma olhada e acrescentar os vossos preferidos.
Em qualquer site ou grupo sempre devemos ser discretos, cautelosos e cépticos.

Em busca da paixão através da arte e da literatura
A Casa dos Sonhadores sugere que direccionem os vosso infortúnios interiores em projectos criativos, tais como poesia, pintura, escultura, música, etc. Considero as Artes um meio poderoso de expressão dos nossos momentos de maior paixão... chamem-lhe terapia.
Devemos canalizar quaisquer momentos de inspiração que tanto podem se manifestar como uma rotina diária, como se fossem ondas, ou podem até ser algo explosivo, inesperado que nos empurra numa certa direcção como se fosse algo que viesse de fora de nós. Podemos ficar bastante surpreendidos, deliciados ou até amedrontados pelo conteúdo de tais inspirações. Aqui é importante superar o medo e continuarmos abertos a receber tais inspirações, pois é bom dar alas á nossa criatividade, e ver onde nos leva.
A Criatividade pode abrir uma janela para comunicarmos com o nosso dragão interior, com os Antigos ou até mesmo com a divindade.
É também importante documentar estas inspirações, porque tudo tem um propósito fundamental, que neste caso pode bem estar ligado com o nosso aperfeiçoamento, com a nossa família ou com a nossa comunidade. Sou também uma grande apoiante de diários privados, onde podemos expressar por palavras os nossos esforços e recompensas diárias.
Por isso recomendo ter um diário ou um gravador onde possamos gravar estes nossos encontros com as musas.
Embora a nossa Família defenda o estudo de livros académicos sobre ciência e história, também encorajamos a que se embrenhem nas palavras da poesia e da ficção; podem vir a descobrir que, por vezes, tais palavras exprimem sonhos paralelos aos vossos e que são sentidos como verdadeiros. Muitas vezes essas verdades, que não podem ser escritas como um facto, podem apenas encontrar vida nas páginas de livros de ficção. Cabe-nos, então, encontrar essas verdades escondidas que ressoam profundamente no nosso interior e integrá-las no nosso próprio conjunto de crenças. Eu recomendo a leitura dos trabalhos de Robert A. Heinlein, Neil Gaiman e Ursula Le Guin. Também sugerimos que mergulhem na poesia transcendentalista e que explorem os poetas místicos Octavio Paz, Omar Khayyam e Rabindranath Tagore. Tal como acontece com as obras de ficção e poesia, devemos estudar arte e música já que estas constituem os reflexos mais apaixonados da nossa alma.
No fórum da Dreaming temos uma área para inspirações poéticas e outra para Recomendações Literárias. Lá podem ler pedaços das nossas almas e compartilhar aqueles livros e escritores que mexeram convosco.

Estudo académico das crenças e da antiguidade
A exploração da história e das crenças espirituais do Homem da Antiguidade, é um estudo especialmente gratificante para o indagador de vampirismo que procura linhas paralelas, divergentes e transversais entre culturas diferentes.
Recomendamos que prestem atenção ás civilizações da Suméria, da Babilónia e do Egipto; os últimos 30 anos revelaram descobertas dignas de nota e que nos afectam de forma bem profunda. As culturas melhor preservadas do Extremo Oriente, como a Índia, China e o Tibete podem sem duvida alargar os nossos horizontes e gerar anos de estudo e de auto descoberta. Um forte conhecimento das culturas, crenças e costumes dos povos antigos da Europa (como os Celtas, os Nórdicos, os Gauleses e os Greco-Romanos) poderá constituir uma base sólida de conhecimento. Se sentimos uma ligação mais forte com o continente Africano devemos mergulhar, nomeadamente, no Egipto, Etiópia, Quénia; estes países e muitos outros podem revelar tradições, nalguns casos praticamente esquecidas, que iluminam o nosso passado, revelando caminhos para o futuro. Sugerimos também a exploração dos povos Nativos Americanos, incluindo as culturas da América Central e da América do Sul; há quem descubra inegáveis ligações aos Índios das Planícies, Astecas, Maias ou Incas. De forma semelhante, as crenças ainda existentes nos Aborígenes Australianos, as culturas praticamente perdidas dos povos Polinésios, bem com a notáveis tradições dos Havaianos, podem certamente inspirar muitos sonhos lúcidos.
Qualquer que seja o vosso antecedente espiritual (Judeu, Cristão, Muçulmano, Hindu, Nativo-Americano, Pagão, Xamã, etc.), recomendamos que explorem as raízes e origens das vossas crenças. Podem até chegar à conclusão que quanto mais antigas são as tradições, mais perto estão da verdade e mais perto estão umas da outras.

Interacção Social
Ao ingressarmos na comunidade vampírica é bom prestar atenção ás nossas próprias competências de interacção social, a disciplina, a paciência, o diferenciar as influências positivas das negativas, e ao mesmo tempo a arte de manter bons amigos e afastar os maus sócios. A socialização em pessoa é possivelmente o tipo de interacção mais gratificante que podemos ter, pois nos relacionamentos reais da vida temos a oportunidade de utilizar os nossos conhecimentos e talentos em contexto real.
Muitos somos solitários por natureza, já que temos tendência para adoptar perspectivas chocantes, não encaixando nos moldes comuns de agir no mundo; é especialmente devido a isto que temos de esforçar-nos ainda mais para interagir com os outros; atenção que “interagir” não quer dizer “conformar”. É importante de quando em vez nos afastarmos dos livros e computadores, procurando manter interacções directas com indivíduos que possam expandir os nossos horizontes, seja isto encontrar um grupo de literatura gótica, uma aula de artes marciais, um clube de interesse especifico, ou algo similar.
Independentemente das diferenças interpessoais, devemos nos esforçar para ir ao encontro das perspectivas daqueles que nos rodeiam, procurando não julgar as diferenças e manter uma mente aberta, exactamente da mesma forma como todos gostaríamos que os outros reagissem para connosco. No entanto, isto quer dizer, que devemos proteger os que nos rodeiam (muitas vezes a nossa família e amigos), da nossa natureza, crenças e do nosso tumulto interior; esta não é uma tarefa fácil.
Talvez ainda mais do que as outras pessoas, precisamos de ser muito cautelosos com aqueles em quem depositamos a nossa confiança; os nossos riscos são mais elevados do que os da maioria das pessoas, temos certamente mais a perder se a nossa natureza for exposta e ridicularizada. As indiscrições e desilusões são inevitáveis ao longo da vida, tudo flui, e temos que aprender a superar esses momentos. Não podemos esperar que todos aqueles com quem nos cruzamos sejam de confiança e compreensivos, pois muitos vampiros são por natureza seres predatórios. Aproveito para avisar que os indivíduos despertados, radiam uma forte energia carismática, que aqueles que não entendem, podem pensar ser uma forte atracção sexual e ficar encantados de maneira obsessiva, chamamos a isto ‘A Cativação’. É recomendado não termos intimidade com estas pessoas. Bons amigos, nos quais podemos realmente confiar, são raros e difíceis de encontrar; é bom dar às nossas novas amizades tempo de florescer antes de nos investirmos nelas com os nossos pensamentos mais profundos.

Ao Encontro de Mentores
O indagador sozinho está desamparado. Tanto eu como a minha Família recomendamos procurar a companhia de alguém sábio que possa oferecer conselho e apoio.
Estes mentores podem ser pessoas que desempenham papel importante de ensino na nossa vida, mas podem também ser estranhos que entram monetariamente na nossa vida onde cada experiencia é uma oportunidade de demonstrar a nossa natureza o nosso conhecimento e o nosso carácter. Pode não ser fácil encontrar um bom mentor que compartilhe ou ultrapasse o nosso nível de entendimento, que esteja disposto a fornecer orientações e expansão, que seja solidário com o que estamos a atravessar, e que não peça algo que não lhe podemos dar... Mas quando começamos a perceber que queremos e precisamos de um mentor, os professores aparecem para nos ajudar no nosso caminho. A questão aqui é reconhecê-los e estar prontos para os aceitar. Os anciãos da comunidade vampírica, instrutores de artes marciais ou de ioga, educadores de filosofia, sacerdotes e sacerdotisas, autores, lideres de confrarias ou de escolas de magia, etc.. podem ser bons mentores. A chave é reconhecer quem nos poderá ajudar da melhor maneira, porque se bem que possamos aprender com ambas as experiências (negativas e positivas), é sempre melhor evitar chatices e tristezas.
Compete a nós fazermos uma investigação sobre qualquer futuro mentor para determinar se são ou não entendidos, se são respeitáveis, e se partilham uma ética compatível á nossa, assim como interesses e métodos de ensino. Certamente não devemos ser levados por aqueles que nos querem cativar com lisonja... rs ... ou graxa, ou por aqueles que nos querem deslumbrar, e levam contando histórias duvidosas onde são sempre eles os heróis; em vez disso devemos observar a sua boa vontade, a sua honestidade, e o seu comportamento responsável ao longo do tempo. Devemos ter cuidado para também não idolatrizar o nosso mentor, porque se trata apenas de uma pessoa humana com carências e dificuldades. O nosso mentor pode não ser compatível connosco em todos os aspectos. Temos de aprender a colaborar com o nosso Mentor no que ele ou ela nos pode ensinar e descontar as áreas em que não. Tendo em mente que nunca podemos aprender mais do que estamos abertos e preparados para o fazer, é importante reconhecer ‘se’ e ‘quando’ ultrapassamos as capacidades do nosso mentor. Ás vezes é simplesmente hora de partirmos ou de obter múltiplos mentores como por exemplo numa família completa. Por vezes os nossos mentores são entes astrais ... seres desencarnados ... espíritos ... alguns que chamamos de Antigos. Ao ir ao encontro dos Antigos, de círculos sociais, de mentores e de famílias vampíricas, é essencial reconhecer a nossa espiritualidade.

O Equilíbrio do Crepúsculo
É importante equilibrar as nossas responsabilidades diurnas com os nossos interesses nocturnos , assim como o nosso mundo físico com o espiritual.
Temos de considerar com igual importância os nossos deveres diurnos do trabalho, escola, família e finanças no mesmo plano dos nossos interesses sobre o auto-conhecimento espiritual. Não podemos dar mais importância a um do que ao outro, pois nos encontraremos enterrados em dívidas e em más escolhas que só irão gerar e agravar problemas. A maior parte da nossa evolução é saber gerênciar este equilíbrio entre o dia e a noite.
Similarmente, devemos continuamente nos esforçar para alcançar um equilíbrio saudável dos aspectos mental, físico, emocional e espiritual do nosso ser. Devemos cuidar do corpo, ingerindo comida nutritiva e mantendo uma dieta e um regime de exercício e sono saudáveis. Muitos de nós temos desconfortos físicos que nos obrigam a ter um melhor conhecimento das necessidades do nosso corpo. Embora alguns possam demonstrar uma propensão natural para o desenvolvimento do corpo e os desportos, a maioria de nós a não tem; no entanto, é importante que nos esforcemos por estar em forma, pois o nosso corpo é muito mais do que uma concha, é um condutor, um transmissor e um receptor. O nosso corpo é um templo que deve ser enaltecido e reverenciado, não destruído ou negligenciado. A actividade física é uma forma de aliviar o stress, podendo os seus resultados ajudar a aumentar a auto-estima.

Estudo Académico da Psicologia, da Anatomia e do Corpo Energético
Psicologia e Anatomia são geralmente cadeiras universitárias mas certamente não é necessário estar na Universidade para podermos debruçar-nos sobre tópicos fascinantes como estes. Na área da Psicologia, recomendamos que estudem com alguma atenção os psicólogos Sigmund Freud, Carl Jung e Alfred Adler para começar.
Dentro da área da Anatomia, a nossa Família sugere um estudo centrado nos sistemas circulatório, linfático e endócrino. É muito importante que procuremos compreender-nos e saber como funciona tanto o nosso corpo como a nossa mente.
Os membros da Casa dos Sonhadores encorajam os estudos aplicados de Chakra Yoga, Reiki, Chi Kung e Tai-Chi-Chuan para entender e refinar a percepção da nossa própria energia vital. Um tipo alternativo de exercício espiritual é a “dança sagrada”; uma abordagem criativa, contemplativa e espiritual do exercício. Certos estudos alternativos podem vir a ajudar imensamente como a Física Quântica, a Astronomia, os Bioritmos, a Aromaterapia, o Herbalismo, a Ayurveda, Shiatsu, a Meditação, a Visualização, os Totens Animais, os estudos xamânicos, as ciências ocultas, a magia, a Cabala e as artes divinatórias.

Em Conclusão
Recomendo em conclusão que todos os indagadores do Vampirismo prossigam com uma mente aberta e uma dose saudável de cepticismo, mantendo presente que as maiores verdades não são aquelas que nos são oferecidas, mas aquelas de que nós próprios nos apercebemos.
Ex Somnius Scientia
Madame X
Matriarch, House of the Dreaming

https://www.facebook.com/madamex.dreaming
User avatar
The Madame X
Member / Matriarch
 
Posts: 7268
Joined: Tue Feb 17, 2004 10:48 am
Location: Portugal / NJ US

Return to Artigos

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 3 guests

cron