Técnicas para a Descoberta Interior

Moderators: The Madame X, lady_sequanna

Técnicas para a Descoberta Interior

Postby The Madame X » Wed May 11, 2011 12:44 pm

Técnicas para a Descoberta Interior
Por Madame X © 2011
Adaptação em Português do artigo escrito em Inglês pelo mesmo autor intitulado: The 6 Keys to the Embodied: A Synopsis of inward reaching techniques © 2010


Neste artigo vamos abordar o tão necessário autoconhecimento para chegarmos ao entendimento do desenvolvimento das mossas potencialidades e do nosso eu interior para podermos assim obter uma orientação mais correcta na vida. Aqui mencionamos varias praticas e técnicas de ligação com o vampiro dentro de nós, como a introspecção, as afirmações, a visualização, a meditação, a transe e a projecção astral. Vamos tratar praticamente de técnicas e exercícios que são imprescindíveis para aqueles que se interessam pelo autoconhecimento e que procuram desenvolvimento ou entendimento do ser vampírico.

Independentemente do nosso nível de experiencia podemos abrir, descobrir, comunicar, desenvolver e dar uso ao ser vampírico dentro de nós com estas 6 praticas que acabamos de mencionar, sendo estas: a introspecção, as afirmações, a visualização, a meditação, a transe, e a projecção astral. Grandes livros têm sido escritos sobre cada uma destas, a minha intenção e introduzi-las brevemente como ferramentas para trabalhar com o ser vampírico dentro de nós.

1. A introspecção
Ao tentar alcançar o este ser vampírico interior ou seja o Eu Interior não há nada mais importante do que a introspecção. É importante considerar pensamentos, palavras e acções, tratando de trazer as nossas respostas intuitivas á consciência presente, examinando de onde provêm os seus motivos. Temos de parar de procurar respostas á nossa volta e em vez disso, procurar internamente e dar licença para que o Eu interior se manifeste. Temos de nos conhecer própria e intimamente – coração, medos, culpas e limites. Temos de aceitar e apreciar o nosso ser e descobrir que na verdade somos indivíduos invulgares e ímpares. Temos de abraçar a nossa verdadeira natureza, seja esta angélica, bestial ou vampírica como parte integrante, de um conjunto em existência simbiótica dentro do nosso ser. É através da introspecção que podemos vir a termos com o Eu interno e formarmos uma união ou seja nos tornarmos um.
Manter um diário é uma tremenda ajuda pois continuamos através de introspecção a auto-observação mesmo se a nossa memória já esqueceu certas subtilezas. Também poderemos tentar reverter a Introspecção, começando a examinar a última ocorrência primeiro.

2. As afirmações
As afirmações verbais são outro grande instrumento de empoderamento pessoal pois permitem chegar, e desenvolver o eu interior, sejam estas verbalmente por palavras ou cantos, visualmente ou fisicamente.
As afirmações positivas impressionam tanto a mente consciente como a subconsciente, aumentam a auto-confiança, e formam atitudes e comportamentos que vêm a se tornar crenças. Afirmações fortes e positivas devem conter elementos de certeza, intenções francas e as qualidades positivas do nosso eu interno (esta última inclusão é um elemento crítico para consubstanciar este laço). Portanto: da afirmação, ou seja da declaração, á aceitação, á afeição, á auto-estima e por final á harmonia.

3. A visualização
Visualizar é um processo simples e fundamental na maioria das práticas magicas.
A Visualização é uma óptima ferramenta para descobrir e contactar com o nosso ser interno. A visualização começa no Olho da Mente e funciona como um ímã que puxa aquilo que deseja, neste caso uma profunda ligação com o ser dentro de nós.
A visualização é uma forma de teatro ou ensaio mental, que fortalece a vontade própria e ao mesmo tempo melhora e aumenta a potencialidade e o talento individual, que em seguida vai aperfeiçoar o desempenho final numa variedade de áreas sejam estas no desporto, na arte, ou nas artes magicas. A visualização criativa constrói imagens mentais para ajudar por em foco as qualidades visuais do nosso ser interno dentro da nossa desejada direcção, como por exemplo metas e situações que queremos descobrir.
A visualização em si é uma afirmação visual. A ideia aqui é ver e projectar os nosso ser interno (seja este vampírico, theriano ou otherkin) no seu melhor em unidade connosco. Mais uma vez, é tão importante visualizar aquilo que temos a certeza assim como a nossa intenção. As visualizações irão ajudar a identificar o nosso eu interno e uni-lo a nós através da realização e actualização consciente.

Exercício 1: Ver para além da Forma –
Sentado ou de pé perante uma superfície reflectiva, que pode ser um espelho, um espelho negro, uma fonte natural de água, uma bacia de agua, ou outra superfície reflectiva de preferência cristal ou prata.
Deve haver uma fonte de luz suficiente para ver, seja esta luz de vela ou uma fonte natural como a lua.
Contemplar o reflexo com a intenção de descobrir e ligar visualmente com o ser interior. Devem claro pestanejar quando necessário.
Com o nublar da visão a nossa reflexão começa a revelar o que precisamos de ver.


4. Meditação

Há dois tipos de técnicas para meditação: Meditação Passiva ou Activa

'Meditação Passiva ' é onde em silêncio e imobilidade atingimos um único foco mental ou um vazio mental, que nos permite a uma aproximação ou ligação, entre outras coisas, com o ser vampírico dentro de nós. Meditação Passiva inclui: contemplação de estímulos auditivos ou visuais, sutras de Yoga, meditação tipo zen ou budista ou Zen, o controle da respiração ou Pranayama, etc…

Exercício 2: A Estatua do Dragão –
Aqui vamos atingir paz interna e através disto, facilitar que o nosso ser interior venha á superfície.
Em posição descontraída, começar com 5 a 15 minutos de silêncio e imobilidade completa.
Com olhos levemente fechados, respiração lenta devemos colocar a nossa consciência no bater do coração, na respiração e nos sons internos.
A mente deve estar aberta e os pensamentos devem sempre regressar á nossa intenção principal.


Uma variante neste tipo de meditação é a Meditação Passiva Assistida onde elementos como os cristais, o incenso, as pirâmides, as mascaras, etc ... são utilizados para assistir e facilitar níveis mais profundos de meditação.
Podemos tentar incluir um elemento ou objecto que ecoa ou de algum modo representa o nosso ser interior para aprofundarmos a nossa ligação.

'Meditação Activa' é onde estamos plenamente envolvidos numa actividade como tocar tambor ou dançar que facilite a mente entrar num estado meditativo.
Meditação activa incluí: a leitura, a contemplação de imagens visuais, a massagem Shiatsu, repetição de mantras, tocar tambor, ou outro instrumento musical, a flagelação, escritura ou pintura automática, o canto, e também exercícios aerobicos como a dança, correr, estimulo sexual etc...
Cada pessoa tem uma actividade em particular que desencadeia um estado meditativo ou uma ligação com o seu ser interior. Saber qual é desta actividade é sempre um bom começo.

5. Transe
A transe ou seja estados de consciência voluntariamente alterados podem ser alcançados numa variedade de formas incluindo: a meditação profunda via dança extática, a dor física, êxtase sexual, assim como viajem ou visão xamânica.
Alguns afirmam que certos químicos podem abrir essas mesmas portas, mas não encorajamos estas formas mais rápidas de chegar á transe porque podem bem exceder os níveis pessoais de preparação física e mental, possivelmente levando a danos desnecessários físico, mental e emocionais.
Durante a transe podemos obter experiências sensoriais auditivas ou visuais, mensagens e memorias que podem pertencer ao nosso ser interno. Estas podem ser imagens breves e simples ou largas visões complexas e pormenorizas.

6. A Projecção Astral e o Registe Acásico
Aliás temos uma área do nosso fórum dedicada exclusivamente aos sonhos e ás viagens astrais. Esta prática é o ponto culminante de alcance interior. Aqui chegamos a um plano de existência diferente onde podemos interagir com o Ser Interior em formas inesperadas.
Principiantes devem praticar o aterramento energético, ou seja a descarga de energia, e tentar projecção astral apenas com um guia ou observador.
O desdobramento etérico voluntario, o desdobramento astral voluntario, a EQM ou seja Experiencia de Quase Morte, e sonhar são formas de projecção astral. Visitar o Astral pode ajudar a descobrir entidades astrais i.e.: seres elementais, seres divinos, e antigos que podem fornecer informações sobre o nosso ser interno e a nossa natureza intrínseca.
No astral também podemos obter informação sobre o Registe Acásico também conhecido como a biblioteca astral.
É importante diferenciar o que é verdadeiramente uma mensagem, o que estamos a colher involuntariamente do meio ambiente, e o que é imaginação; às vezes a linha é imperceptível, mas temos de ter em mente que nem todos os sonhos nem visões devem ser interpretados literalmente.
Para aprofundar a nossa ligação com o reino Astral, certas ferramentas podem ser utilizadas, estas devem reflectir algum aspecto do nosso ser interior e podem incluir: Vestir de Céu (nudez ritual), vestir robe, vestes cerimoniais, capuz, mascaras, runas protectoras, jóias ... preparação por banhos, unção, bênção ou consagração ... usar athames, varas mágicas, cristais ou outros elementos para abrir portais entre planos... acender incenso, presentear oferendas, libações ... vocalizar afirmações e efectuar visualizações … etc...

Em Conclusão

A introspecção, as afirmações, a visualização, a meditação, a transe e a projecção astral são 6 métodos que com estudo dedicado e prática podem nos assistir a abrir, descobrir, comunicar, desenvolver e utilizar o vampiro dentro de nós. Gostaria de encorajar-vos a experimentar estas técnicas com o enfoque de descobrir o ser interior e que compartilhem as vossas experiencias connosco no nosso fórum.
Ex Somnius Scientia
Madame X
Matriarch, House of the Dreaming

https://www.facebook.com/madamex.dreaming
User avatar
The Madame X
Member / Matriarch
 
Posts: 7268
Joined: Tue Feb 17, 2004 10:48 am
Location: Portugal / NJ US

Re: Técnicas para a Descoberta Interior

Postby HellaLocke » Tue Dec 06, 2011 6:14 pm

Aprecio especialmente a Meditação Passiva assistida, e a meditação activa. São de certa forma as que mais utilizo.
"There are no limits. There are plateaus, but you must not stay there, you must go beyond them. If it kills you, it kills you. A man must constantly exceed his level."
Bruce Lee
User avatar
HellaLocke
 
Posts: 87
Joined: Fri Jun 03, 2011 4:13 pm
Location: Oporto/Portugal


Return to Artigos

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 4 guests

cron