Stress e Ansiedade

Moderators: The Madame X, lady_sequanna

Stress e Ansiedade

Postby The Madame X » Fri Sep 28, 2012 12:45 pm

Stress x Qualidade de Vida – Uma receita simples e apetitosa
por Marcelo Hindi - contato@terapiaviverbem.com.br
http://somostodosum.ig.com.br/clube/art ... p?id=29469

É inegável que a vida está repleta de estímulos, fatos, circunstâncias que revelam em nós o stress. Podemos afirmar que, seja qual for a nossa rotina, o stress está presente. Há sempre algo acontecendo; algo que requer nossa atenção, nossa energia, nossa criatividade. E com a incrível velocidade com que a nossa sociedade vai se tornando mais e mais complexa, estabelecer a paz interior e conservá-la parece uma tarefa impossível. O stress, de um modo simplificado, pode ser entendido como a resposta de adaptação aos incessantes estímulos com os quais nos deparamos na vida. Tem sua utilidade, mas isso não significa que não podemos fazer alguma coisa para nos sentirmos mais pacificados e em sintonia fina com a vida, e com um menor desgaste, não é mesmo? E por meio de várias técnicas empregadas nas Terapias Holísticas, é possível reduzir a carga de stress proporcionando imediato alívio e conseqüente melhora na qualidade de vida. De fato, ao longo dos vários anos que trabalho como Psicoterapeuta Holístico, pude constatar a eficiência do método empregado, e o mais gratificante é que o próprio indivíduo aprende a lidar com seu stress, habilitando-se a cuidar de sua qualidade de vida e a duplicar aos que o rodeiam os meios para viver melhor. Vejamos algumas dicas para que você já comece:

Determine-se a lidar com os eventos que podem ser mudados por força de sua vontade e ações, e com igual disposição, aceite os eventos que não podem ser influenciados, modificados por seu querer e suas atitudes. É uma habilidade a desenvolver: não consuma sua energia com aquilo que não pode ser mudado. E a preocupação é um meio de consumo de energia psíquica muito forte. Mude o que pode ser mudado e aceite o que não pode. Lutar com uma sombra é, no mínimo, improdutivo.

Faça paradas estratégicas ao longo do seu dia. Considere um investimento em sua saúde e bem-estar. Experimente por cinco dias seguidos (se gostar, você continua). Você perceberá que essas paradas podem revolucionar a sua vida. Como funciona a parada? Durante 15 minutos pela manhã e 15 minutos pela tarde, pare o que estiver fazendo e respire profundamente por algumas vezes, a seguir perceba de olhos fechados como sua mente está povoada de pensamentos e barulhos mentais. Imagine um espaço vazio, limpo, arejado, agradável (pode ser também um jardim, praia, campo). Fixe essa imagem em sua mente. Foque nela. Concentre-se no cenário que escolheu. Deixe o bem estar preenchê-lo. Pronto. Prossiga depois com seus afazeres.

Tenha algum contato com a natureza. Aprecie um jardim, caminhe por uma praça, preste atenção no canto dos pássaros, pise na terra, caminhe por um parque sempre que puder, fique a céu aberto e perceba que há muito mais do que o espaço conhecido. Quer começar com uma amostra? Providencie uma plantinha e cuide dela. Toque nela diariamente, aprecie suas folhas, ramos, flores (não é só regar e mantê-la viva; faça dela sua amiga). Já é um grande começo.

Todo o dia, por um momento, ouça sua música preferida, sorria, cante, se alongue... No mínimo, movimente os músculos da face, sorria, ache algo bonito. Olhe ao seu redor, e perceba beleza em pequenas coisas. Naquilo que parece tão óbvio e elementar, perceba beleza, quem sabe até harmonia. Maravilhe-se. É o prazer da simplicidade e da existência.

Olhe para as pessoas mais próximas a você de um modo como nunca olhou, de forma única - por exemplo, para algum detalhe belo, algum aspecto admirável ou mesmo alguma simples atitude que faz daquela pessoa uma pessoa única - e reconheça que vale a pena você sentir alívio, bem estar, paz de espírito. Isso tornará tão fácil manifestar o carinho, a amizade, o amor que você sente por elas, que chegará um momento em que elas começarão a se sentir contaminadas por sua tranqüilidade e bem estar, e você sentirá que não está só e o quanto é bom amar e ser amado. Naturalmente. As pessoas com as quais você já se acostumou, ao serem percebidas novamente, revelarão o quanto são indispensáveis e maravilhosas.

Resgate a fé na vida. É muito comum quando um indivíduo está sobrecarregado, desgastado, estressado, esquecer a esperança, o sentimento de confiança em perspectivas positivas; é como ignorar tudo o que é belo, suave, inspirador e ficar com olhos voltados apenas àquilo que não tem cor, que é rígido, negativo, duro, pesado. A esperança é um ingrediente da bem aventurança, é parte do "Elixir da Longa Vida" e, por isso mesmo, jamais podemos distraidamente largá-la pelo caminho. A esperança pode ser trazida do mais íntimo do seu ser, e aquilo que parece que não terá fim, se mostra temporário. Neste campo, exercite sua fé em algo maior que permeie e dê sentido à sua vida - pode ser Deus, GADU, Brahma, Leis Universais, não importa o nome. É legítimo se tocar seu coração. E lembre-se que a fé é comprovadamente curativa.

Estas são algumas dicas do como você poderá administrar bem seu stress e a viver com mais saúde psíquica e qualidade de vida. Conte conosco, e, acima de tudo, conte com você: experimente as dicas que apresentei a vocês, amigos leitores, tenho certeza de que sentirão uma enorme e agradável diferença. Um grande abraço.



Ansiedade - práticas para sentir alívio e confiança
por Marcelo Hindi - contato@terapiaviverbem.com.br
http://somostodosum.ig.com.br/clube/c.asp?id=29545

No último post tratamos do stress e de algumas alternativas simples e nutritivas para reduzi-lo e poder viver melhor. Hoje trataremos de algo que caminha irmanado ao stress: a ansiedade. Assim como o stress, a ansiedade tem sua função em nosso sistema e é natural e saudável, desde que não ultrapasse limites do administrável.A ansiedade ultrapassa o nível considerado saudável quando ela, juntamente com a preocupação, passam a causar desconforto e dificuldades em nossas relações pessoais, em nosso trabalho, enfim, em nosso diário viver. Nossa saúde pode ser afetada por excesso de ansiedade e preocupações. Por isso, foquemos nas alternativas que estão ao nosso alcance para podermos lidar com a ansiedade.

Comece olhando para dentro de você: o que está fazendo com que você se preocupe tanto? Procure especificar com clareza quais são suas preocupações (vale utilizar um caderninho de anotações para escrever o que você perceber). Conversar com um seu terapeuta pode ser um facilitador para identificar e delinear suas preocupações. Queremos ter uma percepção clara do que está nos ferindo e limitando.

Na seqüência, para cada tópico, decida qual a ação requerida -o que pode fazer a respeito. Verifique também o que representa uma ameaça real e o que é apenas uma hipótese ou dos resultados imaginados, se você está considerando justamente o cenário mais assustador e incômodo.

A próxima etapa é conceber um plano composto pelas estratégias, meios escolhidos, para lidar com a parte do problema que está ao seu alcance, ou seja, que está no território do que depende de sua vontade. Agir é uma medida que, além de preservar você, também concentra energias positivas que enfraquecem o medo.

Muito bem, depois que você fez tudo o que puder -tudo o que está ao seu alcance fazer- reconheça que agora está no território do que independe de sua vontade, e, tão-somente, entregue às mãos da vida, de Deus, isto é, nesse território, os exercícios são a entrega e a fé.

Queridos leitores, assim como vocês, eu sei que é muito mais fácil falar do que fazer, mas como estamos tratando de algo muito importante - Você e seu bem-estar - então, podemos considerar uma motivação extra para praticar essas dicas, não é mesmo? E com a prática, vai ficando cada vez mais fácil lidar com níveis elevados de ansiedade, trazendo-os a níveis saudáveis e bem administrados.

Lembre-se que, acima de tudo, sua vida precisa seguir seu curso e que se concentrando em cada momento, situação, pessoa com que e com quem se relacionar, você estará direcionando sua energia psíquica para outros aspectos que não só as preocupações e a própria ansiedade. Portanto, viva, estude, trabalhe, conviva, movimente-se; lembre-se da música, da meditação, da conversa descontraída com alguém querido, da oração e se ocupe. Sem preocupações. Apenas ações e ocupações, consciente de que o que lhe cabe já foi feito e o que não lhe cabe já foi entregue e confiado. Uma última observação: a respiração profunda é uma grande aliada assim como exercícios físicos. Procure perceber quando sua respiração fica curta e apertada, e comece inspirando lenta e profundamente e expirando do mesmo modo.

Caso sinta limitações que o impeçam de participar de seu cotidiano, procure conversar com seu médico e terapeuta, ok? Votos de saúde e paz de espírito. Sempre estarei à sua disposição e me despeço com carinhoso abraço!

Marcel Hindi - Psicoterapeuta Holístico
User avatar
The Madame X
Member / Matriarch
 
Posts: 7268
Joined: Tue Feb 17, 2004 10:48 am
Location: Portugal / NJ US

Return to Artigos

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 7 guests

cron