Os Morcegos e a Lua

Moderators: The Madame X, lady_sequanna

Os Morcegos e a Lua

Postby The Madame X » Tue Oct 02, 2012 3:42 am

Pesquisa sugere que a maioria dos morcegos tem 'fobia lunar'
http://noticias.terra.com.br/ciencia/no ... lunar.html

Cientistas do México estudaram o comportamento de morcegos do mundo inteiro diante da luz da lua e analisaram que existe entre eles uma evidência de "fobia lunar". A pesquisa sugere que a atividade destes animais na presença da lua diminui em comparação às noites mais escuras, sem uma luz natural.

De acordo com a BBC britânica, os resultados podem ser explicados por um alto risco de predação e a falta de oportunidades para se alimentar em noites enluaradas. Publicado no jornal Mammalian Biology, o estudo representa o que cientistas chamam de "primeira avaliação confiável do fenômeno da fobia lunar".

"As evidências de que a atividade de morcegos diminui com o aumento da luz da lua eram contraditórias, e é por isso que decidimos conduzir a pesquisa", conta Romeo Saldanha-Vazquez, autor do estudo e biólogo na Universidade do México. "O efeito da luz lunar na atividade dos morcegos não foi aprimorada além das informações existentes acumuladas nos últimos 20 anos em diferentes partes do mundo", afirmou.

Com a análise de 26 espécies de 11 estudos diferentes, os pesquisadores concluíram que a fobia lunar é comum entre os morcegos. Além disso, cientistas sugerem que o "medo" da lua pode ser por que estes animais podem ser facilmente encontrados pelos predadores em um ambiente naturalmente iluminado.

Uma exceção, porém, foi encontrada em morcegos que voam acima das árvores. Essas espécies não diminuíam as atividades em noites claras iluminadas pela Lua. Saldana-Vazques afirma que é possível que isso ocorra por que esses morcegos tendem a voar rápido e vivem em climas temperados, onde não há tantos predadores.

"Acreditamos que o estudo ajudará a reabrir o debate sobre a existência de um modelo generalizado", disse o biólogo, que afirma esperar que o levantamento da questão seja investigado ainda mais profundamente.
User avatar
The Madame X
Member / Matriarch
 
Posts: 7268
Joined: Tue Feb 17, 2004 10:48 am
Location: Portugal / NJ US

Return to Artigos

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 3 guests

cron