AOS JOVENS

Moderators: The Madame X, lady_sequanna

AOS JOVENS

Postby The Madame X » Sun Jun 09, 2013 10:10 am

AOS JOVENS
Autora: Madame X © 2005
Tradutores: Von Spookiness e Siivet (2007)
Revisora: Lady Sequanna (2008)

A Casa dos Sonhadores convida todos aqueles que têm idade inferior a 18 anos a ler este artigo, que é uma compilação das perspectivas dos nossos membros. A formação da juventude de hoje é muito importante para nós, pois esta constitui o futuro da nossa comunidade. O impacto da vossa integridade e acções irá moldar o que está para vir. Apesar das nossas diferentes perspectivas relativamente à discriminação com base na idade, e apenas devido a possíveis ramificações legais, a Casa dos Sonhadores proíbe terminantemente o mentorado de menores na comunidade vampírica/teriana/mágica e desaprova qualquer outro tipo de interacção aprofundada com menores; no entanto, a última coisa que desejamos é que se aproximem de nós e acabem por afastar-se de mãos vazias. A nossa Família honra o consentimento parental como o factor de decisão final sobre a formação recebida pelos jovens e, nesse sentido, respeitamos os direitos de pais e guardiões legais para educar as suas crianças do modo que consideram melhor, com as devidas reservas de cumprimento das restrições legais.

No entanto, é natural que procurem um maior envolvimento com a comunidade, bem como um conhecimento mais profundo da vossa natureza intrínseca e, eventualmente, uma experiência positiva de mentorado. Pela vossa escolha em abordar-nos, já vos consideramos indivíduos inteligentes e dotados. Temos noção que poderão estar a passar por um período difícil mas vimos pedir-vos paciência e que voltem a abordar-nos depois do vosso 18º aniversário. A nossa Família recomenda fortemente que entretanto continuem a estudar arduamente para que construam e expandam uma forte base de conhecimento e cepticismo, fundamentais para a preparação dos anos que irão seguir-se à vossa entrada na comunidade.

Poderão vir a descobrir nas Red Pages ou Páginas Vermelhas um recurso bem útil; nelas poderão encontrar uma listagem exaustiva de sites dedicados aos mais jovens. Apesar de não aconselharmos nenhum em particular, alguns destes sites poderão ajudar-vos na vossa auto-descoberta e socialização. Mantenham presente que há uma abundância de predadores tanto em grupos de internet como em situações da vida real. A nossa Família pede-vos que sejam discretos, cautelosos e cépticos.

A Casa dos Sonhadores encoraja todos, independentemente da idade, a explorar a história e as crenças espirituais do Homem da Antiguidade, procurando linhas paralelas e divergentes mas transversais às diferentes culturas. Recomendamos que foquem mais a vossa atenção nas civilizações da Suméria, Babilónia e Egipto; os ultimos 30 anos revelaram descobertas dignas de nota e que afectam muitos de forma bem profunda. As culturas melhor preservadas do Extremo Oriente, como a Índia, China e o Tibete irão sem duvida alargar os vossos horizontes; tais tradições podem certamente gerar anos de estudo e de auto descoberta. Um forte conhecimento das culturas, crenças e costumes dos povos antigos da Europa (como os Celtas, os Nórdicos, os Gauleses e os Greco-Romanos) poderá constituir uma base sólida de conhecimento. Aqueles que sentem uma ligação mais forte com o continente Africano são encorajados a mergulhar, nomeadamente, no Egipto, Etiópia, Quénia; estes países e muitos outros podem revelar-nos tradições, nalguns casos praticamente esquecidas, que iluminam o nosso passado, revelando caminhos para o futuro. Também sugerimos a exploração dos povos Nativos Americanos, incluindo as culturas da América Central e do Sul; há quem descubra inegáveis ligações aos Índios das Planícies, Astecas, Maias ou Incas. De forma semelhante, as crenças ainda existentes nos Aborígenes Australianos, as culturas praticamente perdidas dos povos Polinésios, bem com a notáveis tradições dos Havaianos, podem certamente inspirar muitos sonhos lúcidos.

A nossa Família não sugere apenas o mero estudo académico, mas encoraja também a viagem e a exploração do mundo em primeira mão. Hoje em dia o mundo é muito mais pequeno do que era há 100 anos atrás e viajar é agora mais viável do que nunca. Encorajamos fortemente todos a andar pelo mundo, procurando e descobrindo linhas de conexão aqui e além. Quando tentaram pela última vez compreender ou estar mais perto da natureza? Acampar, escalar ou mesmo mergulhar, são formas maravilhosas de nos ligarmos à Mãe-Terra, fornecendo-nos uma excelente janela de percepção. Explorar ruínas, solos sagrados ou escombros submersos é exponencialmente melhor ao vivo do que através de um livro ou documentário. Muitos dos membros da nossa Família são viajantes experientes e adorariam partilhar convosco a sua visão pessoal das explorações em que têm embarcado. Embora não haja nenhum destino de viagem errado, sugerimos que comecem pela Europa, as Américas Central e do Sul, bem como o Médio e o Extremo Oriente.

Pessoalmente, gostaria de recomendar a aprendizagem de uma língua estrangeira, já que entender e utilizar outra língua é uma óptima ferramenta de comunicação, um trunfo viável que abre ainda uma outra janela para a apreciação de uma cultura diferente e uma nova maneira de perceber o mundo. Aprender Espanhol ou Francês é um ponto positivo, sem dúvida, mas aprender uma língua esquecida como Lakota, Copta, Latim, Sânscrito ou Grego Antigo irá certamente merecer distinção, trazendo-vos a possibilidade de adquirir ainda mais conhecimento. As línguas estrangeiras são melhor assimiladas quando estudadas antes da idade adulta, não percam a oportunidade de o fazer!

A juventude é também a altura de desenvolver competências de interacção social, ao lidar com pares, familiares e professores. É o tempo de aprender disciplina, paciência, o domínio da arte de estar em sociedade de forma a evitar futuros momentos de embaraço; é o tempo de aprender a distinguir influências positivas de negativas e de descobrir como manter bons amigos ou afastar maus associados. Lembrem-se que “o homem esperto aprende com os seus erros mas o homem sábio aprende com os erros dos outros”; aprendam a dominar essa sabedoria. Muitos de nós somos, por natureza, solitários, já que temos tendência para adoptar perspectivas chocantes, não encaixando nos moldes comuns de ler o mundo; é especialmente devido a isto que temos de esforçar-nos ainda mais para interagir com os outros; atenção que “interagir” não significa “conformar”. Quer encontrem um nicho social num grupo de literatura, uma aula de artes marciais ou num clube de escola com um interesse especifico, é importante afastarem-se dos livros e computadores, procurando manter interacções directas com indivíduos que possam expandir os vossos horizontes. Independentemente das diferenças interpessoais, o vosso esforço deve ir na direcção do maior conforto possível com as perspectivas divergentes daqueles que vos rodeiam, procurando não os julgar e manter sempre a mente aberta, exactamente da mesma forma como todos gostariamos que os outros reagissem para connosco. Quer, no entanto, dizer, que devemos proteger os que nos rodeiam (muitas vezes a nossa família e amigos), da nossa natureza, crenças e do nosso tumulto interior; esta não é uma tarefa fácil. A Casa dos Sonhadores sugere que direccionem os vosso infortúnios interiores em projectos criativos, tais como poesia, pintura, escultura, música, etc. Consideramos as Artes um meio poderoso de expressão dos nossos momentos de maior paixão... chamem-lhe terapia. Somos também grandes apoiantes de diários privados, onde podem expressar em palavras os vossos esforços e recompensas diários. Talvez ainda mais do que as outras pessoas, nós precisamos de ser muito cautelosos com aqueles em quem depositamos a nossa confiança; os nossos riscos são mais elevados do que os da maioria das pessoas, temos certamente mais a perder se a nossa natureza for exposta e ridicularizada. Indiscrições e desilusões são inevitáveis ao longo da vida e temos que aprender a superar esses momentos. Não esperem que todos aqueles com quem se cruzam sejam de confiança ou compreensivos. Bons amigos, nos quais podem realmente confiar, são raros e difíceis de encontrar; dêem às vossas novas amizades tempo de florescer antes de investirem nelas com os vossos pensamentos mais profundos.

É importante perceber não só o mundo que nos rodeia mas também o nosso mundo interior. A Casa dos Sonhadores recomenda que continuamente nos esforcemos para alcançar um equilíbrio saudável dos aspectos mental, físico, emocional e espiritual do nosso ser. Psicologia e Anatomia são geralmente cadeiras universitárias mas certamente não é necessário estar na Universidade para podermos debruçar-nos sobre tópicos fascinantes como estes. Na área da Psicologia, recomendamos que estudem com alguma atenção os psicólogos Sigmund Freud, Carl Jung e Alfred Adler para começar. Dentro da área da Anatomia, a nossa Família sugere um estudo centrado nos sistemas circulatório, linfático e endócrino. É muito importante que procuremos compreender-nos e saber como funciona tanto o nosso corpo como a nossa mente.

Encorajamo-vos a cuidar do vosso corpo, ingerindo comida nutritiva e mantendo uma dieta e um regime de exercício e sono saudáveis. Muitos de nós têm sérios desconfortos físicos que nos obrigam a ter um melhor conhecimento das necessidades do nosso corpo. Embora alguns possam demonstrar uma propensão natural para o desenvolvimento do corpo e os desportos, a maioria de nós a não tem; no entanto, é importante que nos esforcemos por estar em em forma, pois o nosso corpo é muito mais do que uma concha, é um condutor, um transmissor e um receptor. O nosso corpo é um templo que deve ser enaltecido e reverenciado, não destruído ou negligenciado. A actividade fisica é uma forma de aliviar o stress, podendo os seus resultados ajudar simultanemente a aumentar a auto-estima.
Os membros da Casa dos Sonhadores encorajam os estudos aplicados de Chakra Yoga, Chi Kung e Tai-Chi-Chuan para entender e refinar a percepção da nossa própria energia vital. Um tipo alternativo de exercício espiritual é a “dança sagrada”; uma abordagem criativa, contemplativa e espiritual do exercicio... como é possível errar?

Qualquer que seja o vosso antecedente espiritual (Judeu, Cristão, Muçulmano, Hindu, Nativo-Americano, Pagão, etc.), recomendamos que explorem as raízes e origens das vossas crenças. Podem chegar à conclusão que quanto mais antigas são as tradições, mais perto estão da verdade e mais perto estão umas da outras.

Embora a nossa Família defenda o estudo de livros académicos sobre ciência e história, também encorajamos a que se embrenhem nas palavras da poesia e da ficção; podem vir a descobrir que, por vezes, tais palavras exprimem sonhos paralelos aos vossos e que são sentidos como verdadeiros. Muitas vezes essas verdades, que não podem ser escritas como um facto, podem apenas encontrar vida nas páginas de livros de ficção. Cabe-vos, então, encontrar essas verdades escondidas que ressoam profundamente no vosso interior e integrá-las no vosso próprio conjunto de crenças. A Casa dos Sonhadores recomenda a leitura dos trabalhos de Robert A. Heinlein, Neil Gaiman e Ursula Le Guin. Também sugerimos que mergulhem na poesia transcendentalista e que explorem os poetas místicos Octavio Paz, Omar Khayyam e Rabindranath Tagore. Tal como acontece com as obras de ficção e poesia, devemos estudar arte e música já que estas constituem os reflexos mais apaixonados da nossa alma.

Ao mesmo tempo que não sugerimos que os jovens se debrucem sobre as ciências ocultas, magia ou artes divinatórias, certamente propomos que aprendam o máximo sobre Física Quântica, Astronomia, Bioritmos, Aromaterapia, Herbalismo, Ayurveda, Shiatsu, Meditação, Totens Animais, Imagética Guiada e Visualização. Recomendamos que todos os indagadores prossigam com uma mente aberta e uma dose saudável de cepticismo, mantendo presente que as maiores verdades não são aquelas que nos são oferecidas, mas aquelas de que nós próprios nos apercebemos.

Deixem que os dias vindouros vos coloquem desafios e aventuras excitantes, enquanto se preparam para se juntarem a nós na nossa Demanda. Nós estaremos aqui, confiando que havemos de conhecer-vos em breve. Entretanto, “ não se apressem em conhecer o vosso destino”.
User avatar
The Madame X
Member / Matriarch
 
Posts: 7268
Joined: Tue Feb 17, 2004 10:48 am
Location: Portugal / NJ US

Return to Artigos

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 4 guests

cron