O Autoconhecimento
por Madame X (c)2009
O autoconhecimento a nível teórico e pratico tem grande base nos estudos da psicologia, da antropologia, da historia, da cosmologia, da alquimia, da ecologia e da mitologia. É através do conhecimento e da interligação dos aspectos ‘menos’ conhecidos, os cantinhos, destas arenas que obtemos uma maior compreensão do ser humano, e por fim, de nós - aqueles seres que não temem a noite e que tão bravamente acolhem o que só podemos referir como as sombras da luz.
O estudo das civilizações, culturas e tradições do passado nos ajudam a encontrar a verdadeira história da humanidade. Neste plano, as descobertas que podemos fazer a nível teórico, são limitadas pois nada compara com o estudo directo efectuado nas áreas em questão. Por exemplo as principais culturas Mexicanas dos Astecas e dos Maias, a antiga sabedoria dos Cavaleiros da Mesa Redonda da Grã Bertanha, os Celtas, os Druidas e os mistérios da velha Irlanda, as tradições dos Havaianos e do pais do Sol Nascente, assim como os segredos das pirâmides e a esfinge do Egipto. Os povos antigos sempre estiveram ligados por linhas aparentemente inexplicáveis. Os mitos e lendas destas grandes civilizações encerram profundos conhecimentos onde é realmente importante a identificação dos falsos condicionamentos que nos são impostos.
Vivemos num tempo onde as alterações ecológicas exigem uma reflexão profunda sobre a relação dinâmica entre nós com o nosso planeta, entre nós e o cosmos, e entre nós com nós mesmos. Falo sim das mudanças climáticas, da poluição, do aquecimento global, das crescentes radiações solares, dos desequilíbrios sismológicos e também da instabilidade atómica e nuclear. Ao entendermos que a terra é um organismo vivo e interligado, não só entre si como com os astros, e este é o momento de entender a diversidade destes inter-relacionamentos para nos sintonizarmos não só uns com os outros e com as estrelas, mas também com nós próprios. Devemos estudar os porquês da grande influencia solar assim como a influencia lunar, o que nos podem ensinar as construções antigas através da astro-arqueologia, e qual é a nossa responsabilidade ao vivermos na Era de Aquário.
Em todos os processos que se dão na natureza, e na própria humanidade, está sempre presente a ciência e velha arte da alquimia. Das características dos quatro elementos, à transmutação das energias criadoras, ás técnicas para a sublimação da energia, a alquimia não se limita a algo palpável e exterior, mas sim algo intimo. Perante o autoconhecimento podemos chegar ao entendimento total dos nossos estados internos e do desenvolvimento pleno das nossas potencialidades obtendo assim uma orientação mais correcta da nossa vida. Existimos como Entes Nocturnos sim devido a uma revolução da consciência, uma revalorização social, pessoal e espiritual pois não tememos enfrentar os nossos traumas, fobias e complexos para que possamos realizar as nossas verdadeiras aspirações.
Já chegamos aqui e não podemos parar. Podemos ser seres solitários, mas para aprofundarmos o nosso tão desejado auto-conhecimento, temos de formar e participar em conferencias, workshops, seminários, congressos e viagens onde possamos continuar as nossas investigações sobre as nossas origens, a nossa historia e o nosso destino, não só como indivíduos interessados, mas como uma família de Entes Nocturnos.