A moda dos vampiros

Moderators: The Madame X, lady_sequanna

A moda dos vampiros

Postby The Madame X » Fri Jan 22, 2010 3:22 pm

A moda dos vampiros
http://jornalcidade.uol.com.br
20 de Janeiro de 2010


Os vampiros, desde o ano passado, entraram na moda nos Estados Unidos, no Brasil e em muitos outros países. Quem desencadeou essa onda vampiresca foi a escritora norte-americana Stephenie Meyer, de 36 anos, que escreveu em quatro volumes a saga “Crepúsculo”, que por sua vez deu origem ao filme do mesmo nome.
Em Nova York, adolescentes e alguns jovens adultos adotaram o estilo “vampiro” de se comportar e de se vestir, comprando roupas, botas e outros adereços que os identificassem com os personagens de “Crepúsculo”.
Outros filmes vêm sendo produzidos pegando carona naquele que funcionou e conquistou grandes bilheterias. Segundo alguns analistas, um tema como esse tem grande apelo popular em épocas de crise, como a econômica, que atacou principalmente os países ricos em 2009. Há um outro apelo forte nesses livros e filmes, que é o sexual, cada vez mais forte e menos sutil, com os vampiros de hoje se parecendo com galãs e mocinhos, menos com vampiros.
Nunca fui um grande aficionado de filmes desse gênero, mas tinha uma grande vontade de assistir ao que é considerado o melhor filme de vampiro de todos os tempos, o Nosferatu, do cineasta alemão F.W. Murnau, de 1922, um clássico do cinema. Para a minha satisfação, navegando um dia desses no YouTube, encontrei uma cópia do Nosferatu de Murnau, na íntegra, com duração de 1 hora e 24 minutos.
O que surpreende nesse filme é o poder das imagens, as tomadas feitas por um gênio do cinema que, com pouca tecnologia e escassos recursos, conseguiu produzir uma tensão que raros filmes sobre vampiros conseguem atingir.
Quase oitenta anos depois da sua realização, ele nos transmite a ideia de que o cinema não necessita de milhões de dólares para gerar um filme de qualidade. O que importa é a concepção, o enredo e ir fundo nas tomadas, nas imagens, extraindo delas algo que não é visível e, por isso mesmo, perturbador.
O Nosferatu de Murnau traz um vampiro monstruoso, que possui todo um significado simbólico, mostrando a Alemanha no pós-1ª guerra, ainda sofrendo as consequências da grande destruição e, sem saber, se encaminhando para um desastre ainda maior, que foi o Nazismo.
Um tema como esse pode ser tratado e interpretado de diversas maneiras. Quanto mais concisa for a trama, mais ela nos proporcionará leituras e análises. Murnau, há quase um século, era mais preciso e contundente que aqueles que usam temática tão explorada da forma mais comum que se possa imaginar.
Assista ao Nosferatu, de Murnau, no YouTube e faça uma viagem no tempo, tendo contato com o cinema ainda na sua primeira fase, nem por isso primária e comum, muito pelo contrário.
Não senti nenhum medo assistindo ao filme de Murnau, mas ele desencadeia uma série de sensações que têm relação com a arte, que entra nos nossos poros quando bem construída e se mantém viva por um período muito longo.

(O autor é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação. jaimeleitao@linkway.com.br)
User avatar
The Madame X
Member / Matriarch
 
Posts: 7268
Joined: Tue Feb 17, 2004 10:48 am
Location: Portugal / NJ US

Postby The Madame X » Fri Jan 22, 2010 3:50 pm

A saga de Crepúsculo ganha espaço no mundo dos quadrinhos
http://cinema.cineclick.uol.com.br
22/01/2010


A trama de Crepúsculo só encontra caminhos de sucesso que fazem a história de Bella e Edward se tornar cada vez mais rentável. Agora, chegou a vez da história de vampiros e amores chegar aos quadrinhos.

A editora Yen Press anunciou que o lançamento de Twilight - The Graphic Novel - volume 1 será em 16 de março deste ano, com tiragem inicial de 350 mil cópias. O responsável pela adaptação da história de Crepúsculo é o coreano Young Kim, que trabalhou de acordo com a consultoria da autora da série.

A editora ainda declarou em seu comunicado que a história em quadrinhos será em preto-e-branco e vai mesclar técnicas de desenho orientais e ocidentais.

Meyer disse que gostou dessa nova interpretação e o trabalho foi incrível: "Young transformou as palavras que eu escrevi em belas imagens. Os personagens e cenários são bem próximos aos que eu imaginava enquanto escrevia a série".

Os livros da saga Crepúsculo já vendeu mais de 85 milhões de cópias no mundo. Nos cinemas, as bilheterias de Crepúsculo e A Saga Crepúsculo: Lua Nova somam cerca de US$ 1,087 bilhão.

A Saga Crepúsculo: Eclipse estreia em junho deste ano e há rumores de que o último filme da série, A Saga Crepúsculo: Amanhecer, será dividido em duas partes.
User avatar
The Madame X
Member / Matriarch
 
Posts: 7268
Joined: Tue Feb 17, 2004 10:48 am
Location: Portugal / NJ US

Adriano Siqueira nas noticias

Postby The Madame X » Thu Jan 28, 2010 12:35 am

Editoras de livros estão de olho na onda dos vampiros
por Cecília Dionizio
São José do Rio Preto, 24 de Janeiro, 2010
http://www.diarioweb.com.br


Vampiros! Eles estão por toda parte. Seja na ficção literária, nas telas do cinema, na tevê. E quem sabe não exista mesmo um agora aí do seu lado, fazendo o que mais gostam: sugando a energia vital. A bem da verdade, atualmente, eles estão mais para mocinhos do que bandidos, já que se tornaram queridos graças às novas características românticas atribuídas aos personagens Edward e Bela, já há algum tempo a febre da ficção literária (e agora cinematográfica) jovem. Mas os sugadores de sangue têm cativado não apenas um público adolescente, mas arrastado adultos, vários adultos, para dentro de suas histórias - e não por acaso têm, com frequência, liderado rankings de bilheterias de cinema ou lista de livros mais vendidos.

“Uma loucura só”, é como Cristiane Freitas Ferreira, gerente de uma rede de livraria de Rio Preto, define a frequência na loja de aficionados pelo gênero logo após os lançamentos de filmes como os da saga “Crepúsculo”, da autora norte-americana Stephenie Meyer, publicados no País pela editora Intrínseca - cujo segundo episódio da série, “Lua Nova”, está no momento em cartaz.

O momento favorável à literatura de vampiro é tão grande que até editoras novas, menores, sem tradição, estão explorando o gênero. Não é o caso da editora Rocco, que já publicava livros com histórias de vampiros bem antes que Stephanie Meyer pensasse em escrever. É a editora, por exemplo, quem publica no Brasil a norte-americana Anne Ricce, responsável por criar os primeiros seguidores do gênero por aqui, ainda nos anos 1970. Anne tem mais de 20 livros publicados, entre eles “Vittorio, o vampiro”, “A hora das bruxas”, “A rainha dos condenados”, “Lasher”, “Taltos”, “Memnoch”, “Pandora”, “O vampiro Armand”, “O vampiro Lestat”, todos editados pela Rocco, que detém direitos sobre 15 obras da autora.

Mas não há como negar a força de “Crepúsculo” para esta novo estado de fama experimentado pelos vampiros. Tanto que, após arrecadar milhões de dólares em livros e filmes, a franquia vai explorar agora a linguagem das HQs. Sim, o fenômeno teve sua primeira história em quadrinhos, “Twilight: The Graphic Novel”, anunciada pela revista Entertainment Weekly, que divulgou uma das páginas, no último dia 20. O lançamento, marcado para o dia 16 de março, será por enquanto apenas no mercado americano.

As histórias estão sendo elaboras pelas mãos da artista Young Kim, que garante que os personagens Bela e Edward também vão virar desenho, em uma adaptação fiel do livro da escritora. O empresário e editor Paulo Tadeu, da Matrix, afirma que o primeiro projeto da editora nesta linha, “Vampiros, Origens, lendas e mistérios”, de autoria de Marcos Torrigo, pegou bem a carona do tema. “Já foram quase três mil livros da primeira edição em pouco mais de três meses, então, estou pensando em trabalhar mais títulos que forem chegando com a mesma temática. O livro lançado por aqui saiu em outubro e já está indo para a segunda edição.”

Tadeu explica que a obra chegou justamente quando estava começando o fenômeno Crepúsculo. “Foi uma aposta da editora. E ela tem se mostrado acertada. Afinal, toda essa onda em torno dos vampiros gera procura não só pelos livros da série, como por tudo que se relacione. Tem muita gente querendo informações sobre como os vampiros são, como se propagou a lenda, e daí por diante.”

Fãs do gênero se multiplicam

Mesmo quem nunca gostou de histórias de vampiros hoje se dobra à leitura de títulos como “Crepúsculo”. É o caso da enfermeira Eliene Minarini Alves, de 23 anos, que já leu toda a saga de Edward e Bella e ainda incentivou a irmã de 34 a se tornar fã. “Vi o filme e decidi ler o livro. Gostei tanto que não consegui parar enquanto não terminei a saga. Acho que o romance por trás da história é o que mais estimula”, diz.

Quem também não parou enquanto não concluiu a leitura de todos os títulos (Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer) foi a estudante de psicologia Shya Alana M. Lim, de 25 anos. Como leitora de tudo que lhe cai às mãos, afirma que após ler “Os Sete”, de André Vianco, passou a se interessar pelo universo vampiresco. “Acho que o fato de ser algo tão surreal é que faz com que se torne interessante”, diz.

“O primeiro livro da série foi avaliado por nosso editor, Jorge Oakim, em um final de semana. Ele levou o livro para ler na sexta-feira e, no dia seguinte, sábado, já tinha certeza de que se tratava de um sucesso, tanto pela originalidade da história quanto pela qualidade do texto, que prende a atenção do leitor, um fenômeno chamado de ‘turning pages’”, diz Juliana Cirne, da editora Intrínseca. “ O enredo de Crepúsculo representa um retorno ao romantismo, uma nostalgia do amor romântico que tem forte apelo para os jovens.”

Outros produtos

O potencial dos vampiros despertou a atenção também dos produtores de tevê. Duas séries sobre o tema fazem sucesso atualmente nos canais por assinatura: “True Blood”, que teve duas temporadas exibidas pelo HBO, e “The Vampire Diaries”, pela Warner (o SBT também adquiriu os direitos e garante exibi-la este ano).

Eles já estavam presentes na mitologia grega

Para a antropóloga Niminon Suzel Pinheiro, professora da Unirp, o vampirismo está relacionado à crítica e ao moralismo cristão desde sempre. Seja por sua ligação com o humano à tensão entre a imaginação e a moralidade, a percepção do daimonismo na natureza e a culpa. “A dúvida e ansiedade daí decorrentes podem provocar e gerar a criação e o sucesso desse tipo de ficção”, afirma.

“Ao longo do processo histórico e social, diferentes figuras representaram o lugar hoje ocupado pelos vampiros. A Górgona grega mostra bem isso”, diz. Na arte antiga, ela é representada com uma cabeça sorridente, de barba e presas.

A professora observa que o vampirismo é como um escudo ou um ímã. “Nos vemos nele, se agimos mal, somos atraídos e engolidos e agimos bem. Ele nos fortalece. Observe que os navios antigos tinham cabeças de monstros na proas dos navios para desviar más influências. Nem tudo que parece do mal traz o mal. Eles servem para afastá-los, conforme a ideia de similaridade”, desafia.

Niminon propõe pensar outra questão importante. “O vampirismo da atualidade veiculado pela mídia e refinado pela imaginação popular é a relação com o sexo. Isso decorre da ideia, também antiga, da tocaia, do estupro e do devoramento da presa após o ato sexual. Assombrações, feiticeiros, duendes, gnomos, hárpias, seres das trevas, demônios errantes, morte e renascimento, partes complementares do ciclo da mãe-natureza, que sintetizam-se no vampiro glamurizado nas telas de hollywood”, diz.

Na internet

Nem todos os escritores do gênero vampiresco são conhecidos da grande mídia. Porém, a democracia de acesso do mundo virtual lhes permite atrair muitos fãs. É o caso do paulista Adriano Siqueira, diagramador e design gráfico de 44 anos que se tornou conhecido graças a seu trabalho no site www.adoravelnoite.com, seguido de perto por milhares de internautas.

“A humanidade tem uma atração por conhecer seres poderosos, dominantes, sedutores e solitários e com muita ênfase em Paixões proibidas. Os vampiros são os únicos seres sobrenaturais a ter tudo isso em suas histórias. Isso prende o leitor”, diz.

Na entrevista abaixo, concedida pelo paulista Adriano Siqueira, de 44 anos, diagramador e design gráfico, autor do site Adorável Noite, o leitor vai conhecer um pouco mais sobre o leitor que de tanto colecionar livros, HQs, filmes, Cds e tudo mais que existe sobre vampiros, acabou por transformar isto em sua profissão. Ele conta como tudo começou e, garante, que já conseguiram - ele ao lado de vários outros escritores nacionais, que participam da criação do grupo de novos escritores "Tinta Rubra", há dez anos - cravar seus dentes pontiagudos no cenário cultural do País. Hoje, além de escrever, Siqueira é consultor de novos sites sobre
vampiros, ministra palestras sobre vampiros, participa de exposições, e também concede entrevistas às diversas mídias, além de produzir curtas metragens, HQs e radionovelas sobre vampiros. Acompanhe a íntegra da entrevista.

Diário - Como começou a escrever sobre vampiros?
Adriano Siqueira - Foi em 1996, quando comprei um computador e tive acesso as BBS´s (sistema offmail de comunicação) A onda sobre vampiros crescia muito por causa do RPG que era a novidade dos vampiros. Comecei a escrever contos pequenos e em pouco tempo comecei a ter muitos leitores que apreciavam as histórias que eu escrevia. As raízes dos vampiros se fortaleciam a cada dia. Foi naquela década que passou nos cinemas, o Filme Entrevista com o vampiro e Drácula do Ford Copolla. Na TV passava o Seriado Buffy a caça-vampiros, o Seriado Maldição Eterna e o seriado Kindred - Irmãos de sangue, que era sobre RPG. A década de 90 também tivemos o lançamento do "Livro dos Vampiros" do autor Gordon Melton. Tudo isso fez com que a vitalidade do assunto sobre os vampiros crescesse muito e foi nesta década que comecei a escrever.

Diário - E como surgiu a idéia do site?
Siqueira - Criei um site em 1999 para colocar os contos que escrevia e logo em seguida criei o site Conto noturno (atual Adorável Noite) para divulgar mais ainda os meus contos. A ideia foi tão positiva que comecei também a divulgar os livros sobre vampiros. Eu precisava de mais apoio. Então pedi ajuda para um site que tinha muitos grupos no antigo e-groups (hoje é o Yahoo), sugerindo a criação de um grupo específico para contos de vampiros. Foi assim que no ano 2000, nasceu o primeiro grupo de contos de vampiros do Brasil, o Grupo Tinta Rubra. Com este grupo ficou bem mais fácil divulgar meu trabalho e o dos novos escritores de vampiros. Aliás, muitos livros existentes hoje são de autores que já passaram por ele. Até porque, o site Adorável Noite (www.adoravelnoite.com) e o grupo Tinta Rubra, completam este ano, 10 anos de vida!

Diário - Além deste grupo de escritores, o site deu origem a outras situações?
Siqueira - Em 2008 estreia o primeiro livro com a minha participação. "Amor Vampiro" junto com mais seis autores; em 2009, teve o livro "Draculea" - o livro secreto dos vampiros ao qual participei com um conto chamado Filosofia Vlad e em seguida "Metamorfose" a fúria dos lobisomens com uma história sobre um vampiro e um lobo.

Diário - O que, em sua opinião, cativa tanto os leitores, quando se aborda este assunto?
Siqueira - A humanidade tem uma atração por conhecer seres poderosos, dominantes, sedutores e solitários e com muita ênfase em paixões proibidas. Os vampiros são os únicos seres sobrenaturais a ter tudo isso em suas histórias. Isso prende o leitor. O vampiro tem muitas vertentes. E a cada livro, a cada autor, o leitor fica interessando em saber sobre qual o tipo de vampiro que o personagem é. As armadilhas sedutoras que o vampiro planeja para conquistar as suas vítimas deixa a dúvida se ele está apaixonado ou se ele só faz estes jogos para se alimentar. A curiosidade sobre o assunto é tão vasta que certamente ainda teremos muitas histórias a serem contadas.
Diário - Acredita que em algum momento este tipo de literatura terá tanto espaço, quanto tem hoje, os livros de auto-ajuda, por exemplo?
Siqueira - Faz pouco tempo que temos a categoria terror nacional nas livrarias. Antes, era tudo colocado em literatura nacional, romance ou infanto juvenil. Os vampiros ainda terão uma categoria própria, pois a quantidade de livros aumentam, a pesquisa que fiz em 2009 mostrou que tivemos mais de 20 livros sobre vampiros em um único ano. Isso é um record brasileiro. Se continuar assim neste ano vamos ter o dobro. O Brasil é uma forte potência sobre o tema. Tem escritores experientes e existem mais aparecendo. Tudo indica que em breve teremos mais editoras acreditando neste tema. Abrindo mais as portas para os escritores nacionais que escrevem sobre vampiros.

Diário - Como você vê a expansão da abordagem deste tema, com a repercussão de livros como "Crepúsculo", e os demais da autora?
Siqueira - Foram os livros da Stephenie Meyer sobre vampiros, que fizeram com que a mídia fosse tomada pelo tema e as editoras abrissem mais ainda as portas para os escritores nacionais. Já vimos esta moda de vampiros no Brasil quando estreiou a série Buffy - a caça-vampiros e mais tarde com a novela "Beijo do Vampiro". A cada década sempre tivemos os vampiros na moda. Na década de 90, foi o filme "Entrevista com o vampiro" que personalizou até a roupagem dos vampiros; na década de 80, foram "Os Garotos Perdidos" que estabeleceu a rebeldia dos adolescentes em sua eterna vida noturna; a década de 70, vieram os filmes do Chirstopher Lee sobre Drácula, que mostrou como um homem completamente desconhecido pode dominar as mulheres com poucas palavras. Nesta nova década, quem sabe não será a vez do Brasil, finalmente tomar a frente com suas próprias histórias.

Diário - Tem alguma publicação independentes sobre vampiros?
Siqueira - Eu organizo o Fanzine Adorável Noite - Contos de Vampiros. Ele foi criado em 2001, e tem por objetivo divulgar os contos e poemas de autores nacionais. O fanzine é entregue em casas noturnas e eventos sobre o tema. Se alguém estiver interessado em participar deste fanzine, ou mesmo ler alguns, pode fazê-lo através do site http://www.adoravelnoite.com/fanzines/index.html que é totalmente gratuito.
User avatar
The Madame X
Member / Matriarch
 
Posts: 7268
Joined: Tue Feb 17, 2004 10:48 am
Location: Portugal / NJ US

Re: A moda dos vampiros

Postby The Madame X » Wed Oct 19, 2011 8:54 am

Cristão Urgem Ação Contra Entretenimento Oculto de Vampiros
Por Amanda Gigliotti|Repórter do The Christian Post
http://portuguese.christianpost.com/not ... -vampiros/

Fãs do Twilight devem dar um passo atrás e repensar em sua paixão por vampiros, o recente aparecimento em atividade oculta em todo o mundo está alarmando alguns estudiosos cristãos.

Mais do que somente uma fascinação, a juventude hoje se tornou fixada nos temas de entretenimento popular como vampiros, fantasmas e bruxas, levando seus interesses ao extremo.

Poucos meses atrás, um adolescente de 19 anos alegou que tinha que alimentar vampiros de 500 anos de idade, invadiu a casa de uma mulher, jogou-a contra a parede e tentou sugar seu sangue.

Um outro caso na Flórida envolveu uma adolescente que foi acusada de juntamente com outros quatro bater em um jovem de 16 anos até a morte. Eles faziam parte de uma seita de supostos vampiros, com uma adolescente híbrida que chamava a si mesma vampira/lobisomen híbrida.

“Os psicólogos têm a percepção de como as mulheres em geral tem o desejo de força em homem, mas poucos teriam imaginado como essa necessidade natural e substitutiva de jovens mulheres poderia ser usada em tempos modernos para seduzí-los de sua inocência usando criaturas misteriosamente fortes e eternas descritas em livros populares e filmes como Twilight, New Moon e Eclipse”, disse o editor Thomas Horn em uma declaração.

Admoestando pais, pastores de jovens a prestar mais atenção ao que seus filhos estavam “mentalmente alimentando-se”, Horn espera que os Cristãos comecem a agir para combater os perigos do fascínio da cultura pop e práticas ocultas antes de uma geração ser “perdida para a escuridão”.

“Francamente, pregadores precisam cuidar o suficiente sobre as famílias e jovens dentro de seus cuidados para tomar uma posição ou se retirar”.

Horn afirma que os meios de comunicação, incluindo a Internet, televisão, e outros sistemas de comunicação tem trocado vampiros como Bela-Lugosi por monstros de profundo caráter demoníaco descritos como impermeáveis ao poder de Cristo.

“Como resultado os jovens tem trocado rabichos e armas-pop por pentagramas e convênios de sangue alinhados com forças muito mais fortes do que gerações anteriores poderiam ter imaginado”.

Cristãos proeminentes como Chuck Missler, Gary Stearman, Noah Hutchings, Gary Bates e John McTernan também acreditam na gravidade da situação e tem clamado a outros líderes para promover uma mudança.
Ex Somnius Scientia
Madame X
Matriarch, House of the Dreaming

https://www.facebook.com/madamex.dreaming
User avatar
The Madame X
Member / Matriarch
 
Posts: 7268
Joined: Tue Feb 17, 2004 10:48 am
Location: Portugal / NJ US

Re: A moda dos vampiros

Postby Von_Spookiness » Wed Oct 19, 2011 2:46 pm

O que dizer?
Vai sempre ser moda...os próprios media ajudam...e sejamos sinceros "aqueles" vampiros fascinam até o mais leigo do comum mortal.
Vitae Dominae
User avatar
Von_Spookiness
 
Posts: 707
Joined: Sat Jun 16, 2007 7:39 pm
Location: Portugal

Re: A moda dos vampiros

Postby HellaLocke » Thu Oct 27, 2011 7:56 pm

Sim, desde que entrou o Twilight começaram a surgir toneladas de escritos sobre o tema. Sempre numa versão mais infantilizada, mais juvenil, "mais bondosa", "mais cor-de-rosa"... tudo o que possa ser apelativo ao coração de adolescentes para que mais e mais possam comprar e comprar livros... tudo pelo comercio.

Assim, tais coisas acabaram por afastar um pouco a típica imagem do Dracula... já imaginaram o Drácula com purpurinas...? :D

Anne Rice... volta por favor.
"There are no limits. There are plateaus, but you must not stay there, you must go beyond them. If it kills you, it kills you. A man must constantly exceed his level."
Bruce Lee
User avatar
HellaLocke
 
Posts: 87
Joined: Fri Jun 03, 2011 4:13 pm
Location: Oporto/Portugal

Re: A moda dos vampiros

Postby Catalyst » Fri Oct 28, 2011 8:20 am

Acho que temos de aceitar as coisas como realmente são.

Claro que cada um tem a liberdade de fazer de sua justiça e não concordar.

Admito que houve uma explosão de franchising sobre os vampiros!

Mas não é de agora! Já vêem lá de trás, desde a Anne Ricce, a outros autores!
Mas a diferença da altura e do agora, realmente é a "liberdade" de expressão e a tecnologia que usufruímos para tal efeito.
Por exemplo, na altura, só podia ver filmes de terror acompanhado pela minha mãe, pois, ela não me deixava ver sozinho e eu não falava sobre o tema na escola!

Hoje quase ninguém tem essa restrição, existe a internet que poucos pais controlam os sites que os filhos visitam.

Se a versão da Stephenie Meyer é considerado uma versão "infantil" ou se o vampiro X brilha, acho que é uma visão da autora que decidiu assim e que veio contrariar alguns supostos mitos que diz que o vampiro é alérgico ao sol, entre outros.
Mas a autora tem essa liberdade, conseguiu criar uma história de romance, fantasia, a mítica rivalidade entre vampiros e lobisomens.
Catalyst

"Our kind has ways of recognizing its own. Often this recognition occurs on an unspoken level and is very subtle, so you must learn to trust your impulses and allow your greater Self to guide you." - Vampire Codex: VIII The Beacon.
User avatar
Catalyst
 
Posts: 21
Joined: Mon Aug 23, 2010 9:33 am
Location: Amadora, Lisbon


Return to Artigos

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 8 guests

cron